O que é o Programa Baobá?
O Programa Baobá é uma proposta de execução das Medidas Socioeducativa em Meio Aberto. O Baobá se refere a estratégia e metodologia na execução do Serviço de Proteção Social de Média Complexidade a adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Tendo em vista a crescente demanda de atendimentos pelo CREAS, o Instituto Dialogare busca desenvolver esse projeto a fim de acelerar o fluxo de atendimentos. Compreende-se nesta perspectiva o acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, no atendimento aos adolescentes encaminhados pelo Sistema Judiciário de Lorena/SP. O acompanhamento será realizado por técnicos de nivel superior, capacitados a desenvolver a Interpretação da Medida, elaboração PIA, acompanhamento de processo (via e-saj), articulações interinstitucional, atendimentos aos adolescentes e suas famílias e a articulação e comunicação direta com o Judiciário, Promotoria e demais órgãos ncessários. Além da promoção de ações com foco no desenvolvimento socioeducacional, como a realização de oficinas, cursos, acompanhamento pedagógico/educacional e articulações sociocomunitárias, na intencionalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. O serviço deve contribuir para o acesso a direitos e para a resignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes.
Baobá é uma árvore símbolo de representatividade, cura, resistência e liberdade.
Baobá é uma árvore que quando se avista de longe parece estar as avessas, mas quando se aproxima, fica claro que está exatamente dentro de sua possibilidade de estar.
Esse projeto tem a compreensão que há existência de conexão entre a liberdade individual e coletiva, que as condições sociais se sobrepõem às dos indivíduos. Isso indica que uma mudança social não é, ao contrário de um estereótipo histórico e contemporâneo criado pelo senso comum, dependente exclusivamente das escolhas e ações individuais, mas de uma mudança nas estruturas sociais quepode- ou deve, ser resultado de ações coletivas e complementares. Qualquer concepção contrária a isso vem a ser uma revitimização dos adolescentes uma vez que a realidade de vulnerabilidade e risco social vivenciado é produto de um capitalismo selvagem e uma sociedade competitiva. Portanto, diante de ações tradicionais, a o Projeto Baobá apresenta uma proposta revolucionária, de contracultura, à medida que propõe estratégias inovadoras e não convencionais pensadas para o trabalho com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Certamente, nenhuma estratégia traz uma certeza de efetividade, entretanto acreditamos que para atuar diante de velhas problemáticas sociais é necessário olhar para novos métodos e estratégias. O Projeto Baobá é uma iniciativa pensada nessa perspectiva.