PROJETOS

GDT 2022.jpeg

GRUPO DE DIÁLOGO TEMÁTICO

Com o retorno das atividades  presenciais passados dois anos da pandemia do Covid-19, o Instituto DIalogare apresenta a proposta do Grupo de Diálogo Temático, que tem por foco complementar o trabalho da política de assistência social, realizando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS e Escolas Públicas de Lorena-SP, promovendo espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes (06 a 17 anos).

Boabá_edited.jpg

INICIATIVA BAOBÁ

A Iniciativa Baobá constitui-se sendo um espaço para garantir a efetividade do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) no município de Lorena, através de ações coletivas para complementaridade e ampliação da capacidade técnica e operacional de atendimento aos adolescentes, compartilhando planejamentos e estratégias com o Centro de Referências Especializado de Assistência Social (CREAS).

67698297_2828047210556374_65558156222304

GRUPO DE VIVÊNCIA DE DIÁLOGO

Grupos que possibilitem, através de vivências compartilhadas, o despertar de diálogos essenciais para um novo olhar sobre si, sobre o outro, ampliando perspectivas de mundo.

Tem como principais subprojetos em andamento o "INTEGRAÇÃO E DIÁLOGO" e o "CONSTRUÇÃO SOCIOINTEGRATIVA COM AS JUVENTUDES", ambos em parceria com o poder público, integrados ao SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) no território de Lorena, em diversas escolas municipais, estaduais e nos CRAS.

Acompanhamento Domiciliar.jpeg

ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR

Surgiu como resposta ao avanço da pandemia do Covid-19. O Acompanhamento Domiciliar objetiva a manutenção do atendimento às crianças, adolescentes e famílias, agora distantes do espaço escolar, através da criação e distribuição de materiais pedagógicos de apoio socioemocional.

No contato com as famílias, nossos dialogadores apresentam a proposta do mês, realizam entrega dos materiais pedagógicos e conversam sobre as atividades já realizadas; além de conversarem também sobre o momento da família, realizando os devidos encaminhamentos sempre que necessário.

71864985_2935192913175136_57124892244736

OBSERVATÓRIO JUVENTUDES

Tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre as temáticas juvenis, caracterizando-se como um projeto de assessoramento, defesa e garantia de direitos das Juventudes, articulando, estimulando e viabilizando estudos acerca da realidade do jovem brasileiro, preponderantemente do jovem de Lorena e região, contribuindo para implantação e/ou efetivação das políticas públicas de juventudes. Para tanto, as ações do Observatório divide-se em três grandes áreas, sendo elas Assessoria e Ensino, Articulação e Pesquisa.