• Instituto Dialogare

Recordar para avançar em novos desafios

Nestas semanas estamos nos recordando do momento ápice da coleta de dados para a pesquisa “Adolescências (não) reveladas: uma aproximação para (re) conhecer os adolescentes do município de Lorena”.

Há um ano, estávamos em várias escolas de diversos bairros de Lorena, junto aos adolescentes, motivados pelo desejo de conhecê-los e de trilhar caminhos de aproximação.

Em meio a toda essa crise global, essa calorosa lembrança nos faz refletir sobre o papel da pesquisa científica para o enfrentamento dos desafios que vivemos coletivamente, enquanto sociedade em um mundo globalizado.

Assim como hoje está sendo fundamental as pesquisa na área das ciências biológicas e médicas para a elaboração de estratégias de combate a pandemia, por exemplo, as ciências sociais também tem cumprido seu papel quando se dispõe a pensar sobre as questões que dizem respeito ao homem, como ele se organiza coletivamente, como se dá a dinâmica de suas relações, como são produzidas e reproduzidas a sociedade e o próprio sujeito.

Foi nesse sentido que essa pesquisa começou e continua sendo desenvolvida até hoje, no tratamento dos 116.314 dados diretos. Com o objetivo de identificar como os(as) adolescentes se constituem como sujeitos sociais, através das relações interpessoais e institucionais no cotidiano.

A elaboração de um conhecimento sobre as juventudes pode ser utilizada como diagnóstico e mapeamento, o que, por sua vez, pode subsidiar a construção de tecnologias sociais e políticas públicas que atendam efetivamente as necessidades dos jovens de forma eficaz em prol de um desenvolvimento pleno.

Por fim, nesse dia lembramos que a ciência, produzida seja pelas universidades, pelas instituições sociais etc., é fundamental para o progresso de um país, pois o conhecimento produzido retorna direta (como vimos) ou indiretamente a sociedade, como esclarecimento, emancipação e autonomia com grande potencial de transformação.






Já ouviu nosso podcast sobre Ciência e Sociedade? Nossos educadores trazem um diálogo franco sobre este tema e mais sobre o Observatório Juventudes, projeto do Instituto Dialogare! Ouça já no Spotify: https://open.spotify.com/episode/2DPp9kqOftCvfRurH9IY9V?si=38LXAOA7RzKpU9uKOu2vDg




Gostou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever no (COM)TEXTOS!

  • Facebook
  • Instagram

(12) 9 9657 9481

Rua Major Oliveira Borges, nº 200, sala 06. Lorena - SP

logo dialogare.png