• Instituto Dialogare

DIFICULDADE X DESAFIO | Como você tem dialogado consigo mesmo?

Nesta quarta-feira (27.05) celebra-se o dia do desafio, conhecido mundialmente como "Challenge Day". A data foi criada no Canadá e tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prática esportiva e atividades físicas.

Não poderíamos deixar de incentivar esta proposta tão fundamental para o bem-estar de todo indivíduo, principalmente neste período de isolamento social tão delicado. Por isso, além de estimular a prática esportiva, queremos instigar uma reflexão sobre como encaramos as dificuldades x desafios em nossas vidas. Para isso, vamos recorrer à um velho conhecido: o dicionário.


Definição de DIFICULDADE

Classe gramatical: substantivo feminino Separação silábica: di-fi-cul-da-de

Característica de difícil, que não é fácil: é preciso enfrentar as dificuldades da vida. O que se considera difícil, trabalhoso, árduo ou laborioso: tinha dificuldade para pronunciar determinadas palavras.

fonte: www.dicio.com.br


Definição de DESAFIO

Classe gramatical: substantivo masculino Flexão do verbo desafiar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo Separação silábica: de-sa-fi-o

Ação ou efeito de desafiar. Convocação para todo tipo de jogo, competição, disputas etc. Essa disputa, jogo, competição etc. Ato de instigar alguém para que realize alguma coisa, normalmente, além de suas competências ou habilidades. Ocasião ou grande obstáculo que deve ser ultrapassado.

fonte: www.dicio.com.br

Que tal colocarmos um exemplo prático para ilustrar a nossa provocação?

Digamos que seu professor ou "chefe" solicite uma tarefa que você realizará pela primeira vez. Você ainda não sabe ao certo como buscar alternativas para solucioná-la e logo percebe que uma angústia toma conta de suas emoções.

Nesta suposição acima você poderia enxergar através de pelo menos duas alternativas. Caso você enxergue a tarefa solicitada como uma "DIFICULDADE", provavelmente você acreditará que existem obstáculos muito complexos a serem superados, como a definição trazida pelo dicionário: "Característica de difícil, que não é fácil".

Caso você decida encarar como um "DESAFIO", é possível que sua primeira atitude seja buscar ajuda e possíveis soluções para enfrentar a tarefa solicitada, como trazido na definição do dicionário: "Ocasião ou grande obstáculo que deve ser ultrapassado."

Neste exemplo, podemos perceber que a forma com a qual um indivíduo escolhe suas palavras e dialoga consigo mesmo pode repercutir, inclusive, na maneira que o mesmo agirá frente à uma circunstância. Diante disso, deixamos aqui a nossa reflexão: Como você tem dialogado consigo mesmo? Você enxerga mais desafios ou dificuldades? Tem sido gentil ao dialogar internamente?

Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever no (COM)TEXTOS!

15 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

(12) 9 9657 9481

Rua Major Oliveira Borges, nº 200, sala 06. Lorena - SP

logo dialogare.png