• Instituto Dialogare

Dia internacional da Juventude

Seguindo o enunciado do presidente da Organizações das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que declarou que "realizar a promessa desta geração significa investir muito mais na inclusão, participação, organizações e iniciativas dos jovens.”, as Nações Unidas marcam esta quarta-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude. Este ano, a data está sendo celebrada sob o tema “Engajamento dos Jovens pela Ação Global”. O objetivo é destacar as maneiras pelas quais as vozes e o ativismo do grupo estão fazendo a diferença e aproximando o mundo dos valores e da visão da Carta das Nações Unidas.

Dessa maneira é apropriado destacar um dos conceitos base que foi utilizado na pesquisa “Adolescências (não) reveladas: aproximação para (re) conhecer os adolescentes do Município de Lorena”:

Aproximar, sem condições pré estabelecidas, é condição primeira para conseguir (re) conhecer e permitir que adolescências/juventudes se reconheçam. Aproximar exige desconstrução de conceitos e vivências pessoais e desejo de se deslumbrar com as diferentes maneiras de ser que existem nos universos culturais desta demanda. Aproximar é (re) conhecer a riqueza da unicidade de cada um e mais a unidade deste grande mosaico de cores e texturas que formam nossas adolescências/juventudes. (Instituto Dialogare - Observatório Juventudes, 2020, p. 69)

Neste dia que se comemora o Dia Internacional da Juventudes é importante ressaltar as pluralidades das Juventudes: os estudos recentes afirmam que a palavra Juventude no singular não comportaria as infinitas formas de ser jovem, e que Juventudes no plural corresponderia o mais adequado diante de tamanha diversidade de idéias e sentidos dentro da mesma categoria social (DAYRREL, 2003, p.24).

Gostou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever no (COM)TEXTOS!

2 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

(12) 9 9657 9481

Rua Major Oliveira Borges, nº 200, sala 06. Lorena - SP

logo dialogare.png