• Instituto Dialogare

Cabe a nós garantir que tudo isso seja possível...

13 de Julho de 2020 - Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos. A data marca a criação da Lei 8.069/1990 (ECA), na qual crianças e adolescentes passam a ser vistos como sujeitos de direitos. E nos convida a refletir sobre os desafios que antecederam tal conquista, aqueles vivenciados atualmente e, principalmente, o papel de cada cidadão enquanto fator de proteção para este público.

Uma das qualidades mais importante e de grande responsabilidade do ser humano é a capacidade de inspirar outros seres humanos. Isso ocorre quando percebemos algum gesto que nos toca de uma forma particular e isso desperta uma vontade para alguma direção, em replica a ação.

Essa grande qualidade que detemos, de inspirar e ser inspirado, deve ser levado em conta em todas as nossas relações, desde o núcleo familiar, nas relações sociais e também nas virtuais.

Dessa forma temos a oportunidade de tornarmos fonte de inspiração para muitas crianças e adolescentes do nosso cotidiano: inspirar amorosidade, altruísmo, correção, sinceridade, o cuidado com o outro, alegria, superação e a olhar o lado bom da vida.

De nada valerá os discursos intelectualizados ou uma postura rígida se não houver bons exemplos. Através do pensamento intelectual criamos uma situação de política social, que nos é necessário para a vida coletiva, mas que também é capaz de mascarar o bom desenvolvimento das relações, da vida social.

Diante do exemplo somos levados a estarmos cada vez mais atentos quanto a nossa forma mais singular de atuação e também somos levados a refletir que tipo de presença temos na vida de tantas crianças e adolescentes, pois precisamos que eles nos (re)conheçam e nos percebam, nos levando a uma relação de intimidade com a Infância.

Precisamos permitir que infância e a adolescência seja vivida, seja segura e, sobretudo, seja possível. Crianças e adolescente são cidadãos do agora, desse futuro que já é realidade. Cabe a criança brincar e se preocupar em qual será a próxima brincadeira; ao adolescente se conhecer, conhecer o mundo. A nós adultos cabe, inspirando e sendo inspirado, garantir que tudo isso seja possível.

13 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

(12) 9 9657 9481

Rua Major Oliveira Borges, nº 200, sala 06. Lorena - SP

logo dialogare.png