NOSSA HISTÓRIA

Que tal dialogar com a nossa história através de uma viagem no tempo?

2008

Questionar

Refletir

Dialogar

Surge, a partir de uma proposta de estágio realizada por estudantes e jovens recém formados em psicologia, a
possibilidade de criar grupos de diálogos que se aproximassem genuinamente de diversas realidades e comunidades, reconhecendo suas questões fundamentais.

pointer (1).png

2008-2012

Escutar

Compreender

Construir

Realização de inúmeros encontros e vivências em instituições   privadas,
projetos sociais, ONGs e comunidades, proporcionando a cada indivíduo, estimular suas  habilidades socioemocionais e construir novos diálogos.

2014

Observatório

Juventudes

"Idealização"

Idealização e início das articulações do projeto Observatório Juventudes. A idealização do Observatório Juventudes surge através do trabalho ativo do Instituto Dialogare com as Juventudes, buscando reunir, organizar e produzir dados a respeito destas, primeiramente da cidade de Lorena, e em maior escala, a respeito de Juventudes da região do Vale do Paraíba, São Paulo.

2016

Integração e Diálogos

Início do Projeto Grupo de Vivência de Diálogo: "Integração e Diálogos" - SCFV
(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo), em parceria com a Prefeitura
Municipal de Lorena.

2018

Observatório Juventudes

"Aproximação"

Início da Pesquisa Científica "Adolescências (não) reveladas: Uma aproximação para (re) conhecer os adolescentes do município de Lorena", em parceria com a UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D'Ávila e Prefeitura Municipal de Lorena.

2008-2009

Nasce uma nova forma de dialogar coletivamente

O Instituto Dialogare nasce com a missão de ir ao encontro do outro através do diálogo. Sua proposta metodológica tem como essência despertar e ampliar percepções através de técnicas criativas, possibilitando a integração do indivíduo consigo mesmo e com o mundo, e assim, transformar realidades.

2012

Associação

O Instituto Dialogare se estabelece juridicamente como Associação, atuando em diversos contextos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e
Rio de Janeiro.

2015

Observatório

Juventudes

"Realização"

Lançamento do Observatório Juventudes em parceria com a UNIFATEA - Centro Universitário Teresa D'Ávila.

2018

Sociointegração

Início do Projeto Grupo de Vivência de Diálogo: "Construção Sociointegrativa com Juventudes" - SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena.

Sinta-se convidado a interagir com cada momento da nossa trajetória!

2020

Acompanhamento Domiciliar

Início do projeto de Acompanhamento Domiciliar, em resposta ao avanço da pandemia do Covid-19. O projeto objetiva a manutenção do atendimento às crianças, adolescentes e famílias, agora distantes do espaço escolar, através da criação e distribuição de materiais pedagógicos de apoio socioemocional.

Hoje, além de atuarmos em dois grandes projetos: “Acompanhamento Domiciliar” e “Observatório Juventudes”, realizamos diversas atividades pontuais em instituições privadas, públicas e do terceiro setor. E é com esperança que seguimos nessa trajetória de muitos aprendizados, desafios e encontros, sempre compreendendo o indivíduo enquanto cocriador social, a partir de sua singularidade, sem qualquer imposição de pensamento filosófico, ideológico, religioso ou expressão impositiva, mas dispostos a dialogar com qual seja a forma de ser.